Métricas

Público total (Pessoas enviadas)

Refere-se ao número total de pessoas envolvidas nos grupos selecionados ou individualmente para o envio do comunicado, por meio dos nossos canais (e-mail, mobile ou Desktop). Essa métrica oferece uma ideia clara da abrangência das mensagens enviadas.

Alcance (Pessoas alcançadas)

Refere-se ao número total de pessoas que receberam o comunicado, por meio dos nossos canais (e-mail, mobile ou Desktop). Essa métrica oferece uma ideia clara da abrangência das mensagens enviadas.

Taxa de Visualização

A métrica é baseada na proporção de pessoas engajadas que leram os comunicados. Ela fornece uma visão do alcance e do envolvimento das mensagens enviadas.

Para calcular a taxa de visualização, somamos o total de pessoas que visualizaram os comunicados e dividimos pelo total de pessoas alcançadas, considerando todos os comunicados no período selecionado.

Taxa de Visualização por canal

A taxa de visualização é calculada da mesma forma em todos os canais (e-mail, mobile ou desktop), mas é separada conforme o canal selecionados ao enviar o comunicado. Assim, você pode avaliar o desempenho individualmente, observando a taxa de visualização específica para cada um.

Taxa de Visualização por Editoria, Unidade, Sexo e Pilares

A taxa de visualização é calculada da mesma forma em todos os canais (e-mail, mobile ou desktop), mas é separada conforme a Editoria, Unidade, Sexo ou Pilares selecionados ao enviar o comunicado. Assim, você pode avaliar o desempenho individualmente, observando a taxa de visualização específica para cada um.

Você sempre deve enviar e monitorar as métricas conforme o canal contratado.

Relatórios disponíveis

Uma observação importante sobre este painel:

Os dados dos comunicados não estão disponíveis em tempo real, como ocorre na plataforma no módulo de comunicados enviados. As métricas são atualizadas em média a cada três horas, o que pode gerar diferenças nas métricas de visualizações e alcance dos comunicados vigentes, dependendo do período selecionado. No topo do painel, estamos informando a quantidade de comunicados vigentes, conforme o período selecionado com data e hora da última atualização das métricas.

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1) Relatório-Desempenho dos comunicados

Os comunicados abaixo não estão mais em vigor, facilitando a compreensão do cálculo e comparação em relação à plataforma.

Este relatório apresenta um resumo de todos os comunicados enviados no período selecionado, incluindo a soma total de pessoas alcançadas, a quantidade de visualizações e seus respectivos percentuais.

As taxas são apresentadas por editorias, unidade, sexo, pilares da comunicação e um resumo de visualizações por colaborador.

Além disso, é possível aplicar filtros para obter métricas individuais por canal e unidade, caso haja mais de um. Basta clicar para marcar ou desmarcar os filtros desejados no topo do painel.

EM = E-MAIL

MO= MOBILE

DE = DESKTOP

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Explicando as métricas

a) Visualizações e alcance por canal

Nesta abordagem, apresentamos as métricas de visualização e alcance por canal, eliminando a necessidade de utilizar os filtros disponíveis.

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No exemplo abaixo, foram enviados um total de 3 comunicados. Ao comparar e separar por canal, constatamos que o mesmo comunicado foi enviado simultaneamente para vários canais.

Ao selecionar o mesmo período na plataforma, no módulo de comunicados enviados, obtemos o mesmo resultado.

Na imagem abaixo indicamos os canais pelo qual os comunicados foram enviados.

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  • 3 comunicados

    3 enviados para Desk

    02 por e-mail

    02 por mobile

Veja na prática como nosso sistema calcula e unifica os dados.

Comunicados 5412 e 541458 — Enviados por e-mail.

Detalhe dos comunicados na plataforma.

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Somando o público alcançado e o público que visualizou dos dois comunicados usados como exemplo, obtemos o mesmo resultado apresentado no painel de relatórios.

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Os mesmos cálculos são feitos para os demais canais

No relatório Ranking dos comunicados, utilizando o filtro por Canal, você irá obter o mesmo resultado.

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b) Gráfico Taxa de visualização Geral

Quando os filtros por canal não são utilizados, os dados exibidos nesse gráfico são gerais.

O cálculo da taxa de visualização e alcance são os mesmos.

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Quando o comunicado é enviado por múltiplos canais e um colaborador o lê em todos os três canais, contabilizamos isso como um único alcance e uma única visualização, da mesma forma conforme representado na plataforma quando nenhum filtro é aplicado.

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No relatório Ranking dos comunicados, não utilizando o filtro por Canal, o resultado será o mesmo apresentado.

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c) Pilares da comunicação

Clique na imagem para ampliarObserve nas imagens acima que nos três comunicados enviados, o pilar utilizado foi o “I”

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d) Reações, cliques e comentários

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No relatório Ranking dos colaboradores, também é possível quantidade e quais colaboradores reagiram, comentaram e clicaram.

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Essas métricas representam a contagem total de reações, comentários e cliques nos comunicados, conforme o período selecionado.

As funções de Reações e Comentários estão disponíveis apenas para quem utiliza os canais Mobile e Desktop. Já os cliques, sendo os links incluídos nos comunicados, estão disponíveis para todos os canais.

Utilizando os filtros de canais, no topo do relatório é possível verificar por qual canal o colaborador reagiu, comentou ou clicou.

Na plataforma no módulo de comunicados enviados, essas métricas são exibidas conforme imagem abaixo.

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Todos os detalhes estão na aba Participação e Performance. Nesta aba, é possível, ver o tipo de reação, os comentários feitos, os links clicados e também obter a lista de pessoas que clicaram, reagiram e comentaram.

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e) Quantidade de visualização por sexo

Os cálculos para essas métricas são os mesmos demonstrados nos itens B e C. Apenas separamos por sexo, desde que essa informação esteja registrada no cadastro de pessoas, e calculamos os percentuais.

Se comparar os cálculos do item B ou C e somar, por exemplo, o Público Total Feminino e o Não Informado, o resultado será o mesmo do Público total informado.

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f) Visualizações e alcance por Editorias

Os cálculos para essas métricas são os mesmos demonstrados nos itens B e C. Separamos por editorias, desde que essa informação seja informada no momento do envio do comunicado e calculamos os percentuais.

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No relatório Ranking dos comunicados, não utilizando o filtro por Canal, o resultado será o mesmo apresentado.

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g) Top 10 dos comunicados

Nessa visão, trazemos apenas os 10 comunicados mais visualizados, conforme o período selecionado. Estamos considerando somente comunicados enviados para mais de 50 pessoas.

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O critério de ordenação é do maior para o menor:

  • % de Visualização
  • % de Alcançados
  • Quant. Publico enviado

O relatório completo, com os detalhes dos comunicados enviados durante o período escolhido, também podem ser visualizados no relatório “Ranking dos Comunicados”. O critério para ordenação é o mesmo.

h) Top 10 dos comunicados mais comentados

Nessa visão, trazemos apenas os 10 comunicados mais comentados, conforme o período selecionado, e ordenamos do maior para o menor.

i) Top 10 - Ranking de colaboradores

Os cálculos para essas métricas são os mesmos demonstrados em todas as visões anteriores. Listamos, por colaborador, todos os comunicados enviados, detalhando quantos comunicados foram enviados para cada colaborador, a quantidade alcançada e a quantidade visualizada. Também somamos as reações, cliques e comentários, caso existam.

A pontuação é a soma da quantidade de comunicados alcançados, visualizados, reações, cliques e comentários.

O critério de ordenação é do maior para o menor:

  • % de Visualização

  • Total de pontos

  • % de Alcançados

  • Quant. Comentários (se houver)

  • Quant. Reações (se houver)

  • Quant. Cliques (se houver)

  • Nome dos colaboradores de AZ

O relatório completo, com os detalhes dos comunicados enviados por colaborador durante o período escolhido, também podem ser visualizados no relatório “Ranking dos colaboradores”. O critério para ordenação é o mesmo.

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j) Top 10 - Produção de conteúdo

Nessa visão, trazemos apenas os 10 administradores da plataforma que mais criaram conteúdos (comunicados), conforme o período selecionado, e ordenamos do maior para o menor.

k) Top 10-Unidades

Nesta visão, apresentamos apenas as 10 principais unidades, caso existam várias cadastradas na plataforma, no módulo unidades na plataforma, e somente se, no momento do envio do comunicado, uma unidade específica for selecionada.

Os cálculos para essas métricas são os mesmos demonstrados nos itens B e C. As informações são separadas por unidade, desde que essa informação seja fornecida no momento do envio do comunicado, e os percentuais são calculados conforme necessário.

l) Imprima os relatórios em PDF.

É possível imprimir os relatórios em PDF.

m) Exporte seus relatórios para o Excel

Este ícone, localizado em todas as tabelas, traz a possibilidade de copiar o conteúdo do relatório em forma de tabela compatível com o Excel e com o Google Planilhas.
Para oGoogle Planilhas, basta utilizar o comando CRTL+SHIFT+Vpara colar os valores copiados
Já noExcel, basta selecionar a opção “Colar especial” na planilha, e então selecionar a opção “Texto”, como ilustrado abaixo.

Fiquem sempre atentos ao nosso painel de avisos, lá sempre publicamos as últimas atualizações e melhorias da plataforma.

Para mais dicas e tutorias sobre métricas acesse o link abaixo:

Métricas - plataforma

Continue explorando os nossos tutoriais. Há sempre mais a descobrir! Boa sorte em suas futuras explorações e parabéns novamente pelo seu progresso até agora.

Se você estiver com alguma dificuldade, estamos aqui para ajudar! Não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte.

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