Criação da Conta na Apple Business Manager
Objetivo: Este manual tem como objetivo guiar a empresa na criação de uma conta na Apple Business Manager (ABM), passo essencial para o lançamento de aplicativos móveis na plataforma iOS.
1. Fluxo para Criação da Conta na Apple Business Manager
Para lançar o aplicativo móvel, siga as etapas abaixo. Este guia é essencial antes de disponibilizar o aplicativo à equipe de comunicação, permitindo o lançamento do novo canal aos colaboradores.
Requisito Fundamental: A empresa deve possuir uma conta na Apple Business Manager, um serviço gratuito para nossos clientes.
Responsabilidade: É necessário designar um responsável pelo processo, pois o fornecedor não poderá intervir diretamente.
Idiomas: O responsável deve ter fluência em inglês ou espanhol para interações com a Apple.
Se a sua empresa ainda não possui essa conta, siga os passos abaixo:
- Criar um Apple ID
- Solicitar um Número DUNS
- Vincular o DUNS ao Apple ID para criar a conta na Apple Business Manager
- Enviar todas as informações da conta para a Simplifica.CI
-
O que é Apple ID e para que serve? Apple ID é a identificação do usuário para acessar todos os serviços da Apple. Ao vinculá-lo à conta na Apple Business Manager, é possível gerenciar dispositivos e aplicativos da empresa de forma segura e atribuir funções e permissões adequadas aos usuários autorizados.
-
O que é DUNS e para que serve? DUNS (Data Universal Numbering System) é um sistema de identificação global para empresas, fornecido pela Dun & Bradstreet (D&B). O número DUNS é um código alfanumérico de nove dígitos que identifica exclusivamente uma empresa e é utilizado para rastrear informações comerciais e financeiras. Ele será vinculado à conta na Apple Business Manager.
Antes de iniciar a criação de uma conta na Apple Business Manager, verifique se a empresa já possui o DUNS. Se a empresa já possui um DUNS, mas os dados estão desatualizados, é importante atualizá-los antes de iniciar o processo de criação da conta, pois inconsistências podem impedir o progresso.
- Verificação de Apple ID e DUNS
Para verificar se sua empresa possui um Apple ID:
- Recupere o Apple ID: Recuperar Apple ID
- Recupere a senha do Apple ID: Recuperar Senha
Para saber se a empresa já possui um DUNS:
- Tenha em mãos os dados da empresa (Razão Social, Endereço, Telefone, E-mail).
- Acesse o site da Dun & Bradstreet e siga as instruções para consulta.
Acesse o link para saber mais https://developer.apple.com/support/D-U-N-S/
5. Criação do Apple ID
Recomendações:
- Crie uma nova conta com um e-mail empresarial, não vinculado a um colaborador específico.
- Use um e-mail onde a equipe de TI ou gestores tenham acesso.
- O cadastro deve ser feito pelo gestor de TI ou área responsável pela implementação da ferramenta da Simplifica.CI.
Passos:
- Acesse o Apple ID e informe os dados necessários.
- Armazene todas as informações fornecidas e verifique a caixa de e-mail (inclusive a pasta de Spam).
6. Solicitação do Número DUNS
Após a criação do Apple ID, solicite o DUNS:
- Acesse DUNS Lookup.
- Faça login com o Apple ID criado e forneça os dados completos da Razão Social da empresa.
Importante: No Brasil, consulte o site da Receita Federal para garantir que os dados estejam corretos conforme o CNPJ da empresa. Para empresas fora do Brasil, consulte os respectivos Números de Identificação Fiscal (NIF, TIN ou TAX ID).
Este processo pode demorar até 45 dias (É Normalmente finalizado em 15 dias), onde em alguns casos um agente pode tentar contato em seu telefone para confirmação de seus dados.
Não tem segredo, é só confirmar os dados tais como cadastrou no formulário para confirmar sua conta.
O e-mail recebido será como o abaixo, note que nele há o número D-U-N-S que precisará para os próximos passos:
7. Criação da Conta na Apple Business Manager
Com o Apple ID e o DUNS em mãos, siga os passos abaixo para criar a conta na Apple Business Manager:
- Obtenha acesso ao Apple Business Manager.
- Insira os dados necessários e o e-mail corporativo da pessoa responsável pela manutenção da conta.
- Siga as instruções para concluir o cadastro, que incluirá a validação de e-mail e telefone.
Nota: É recomendável que o cadastro seja feito pelo gestor da área de TI ou área envolvida no processo de implementação da ferramenta da Simplifica.CI.
Se desejar, desmarcar a opção para receber atualizações sobre produtos Apple.
- Clique no “x”, para cancelar
8. Inserção do Número DUNS
Com a conta criada, insira o DUNS adquirido nos passos anteriores:
- Acesse o menu de preferências e vá até "Informações da Organização".
- Insira o número DUNS. As informações cadastrais da organização serão preenchidas automaticamente.
- Indique outro contato para a verificação do cadastro por parte da Apple (este deve ser um gerente, diretor ou CTO).
Nesse passo a sua organização ainda não foi validada pela apple.
Essa pessoa terá que ter o cargo de Gerente, Diretor, CTO que saiba do processo e possa responder e validar o cadastro junto a Apple.
Esse contato de verificação não pode ser a mesma pessoa que fez o cadastro inicial (item 7)
- Após a inserção dos dados, a informação abaixo será exibida no painel e um e-mail será enviado com o status da inscrição;
Após a solicitação de uma nova conta no Apple Business Manager, poderá levar até 7 dias para que sua conta seja liberada. Para isso ser concluído, um agente Apple entrará em contato para avaliar sobre a criação de sua conta, é um processo simples, no entanto, acontecerá por telefone em inglês ou Espanhol. É importante que a pessoa indicada no contato de verificação tenha boa fluência nesses idiomas.
Fiquem atentos a todos os e-mails enviados pela Apple. Caso ele não entrem em contato no telefone de cadastro, um e-mai solicitando que responsável entre em contato.
9. Confirmação da Inscrição
Após a confirmação da conta pelo agente da Apple, você receberá um e-mail com as instruções finais. Guarde em local seguro as informações preenchidas, pois elas podem ser necessárias no futuro.
Quando a Apple não realiza o contato por telefone, ela envia um e-mail solicitando que o responsável pela verificação faça a ligação para eles.
Caso em 7 dias o contato da Apple não ocorra, você terá que entrar em contato com sua central de atendimento pelo telefone informado o link do próprio painel.
10. Concedendo Acesso à SimplificaCI
Com a conta na Apple Business Manager pronta, siga os passos para conceder acesso à SimplificaCI:
- Acesse o menu “Usuários” e clique em “Adicionar” para incluir uma nova conta.
- Siga as instruções para criar uma credencial, com nome de usuário e senha.
- Envie essas credenciais para a SimplificaCI via chamado.
- Você verá a nova conta na listagem lateral, tal como mostramos na imagem abaixo.
- Clique na opção “Criar credencial” para ter acesso ao nome de usuário e senha.
- Clique na opção “Criar credencial” para ter acesso ao nome de usuário e senha.
- Você verá a nova conta na listagem lateral, tal como mostramos na imagem abaixo.
- Você constatará a senha temporária na tela a seguir.
- Selecione o nome de usuário e senha, e informe a Simplifica CI que seu acesso foi liberado.
São esses dados que devem ser enviados para o time da Simplifica CI via chamado juntamente com todos os dados do próximo passo.
Com todas as etapas concluídas e validadas, daqui para frente é tudo conosco e os próximos passos serão alinhados com nossos profissionais de TI.
Apple não permite que um terceiro, no caso a SimplificaCI realize esses procedimentos, porém estaremos à disposição para auxiliar no que for necessário.
11. Abertura de Chamado com os Dados para a SimplificaCI
Com as credenciais em mãos, envie um e-mail para help@simplificaci.com.br e para o seu consultor de implementação com o assunto "Meus Dados na Apple Business". Inclua as seguintes informações no corpo do e-mail:
- Nome Completo
- Nome da Empresa
- Número DUNS
- Apple ID
- Nome da Organização
- ID da Organização
12. Considerações Finais
Caso encontre alguma dificuldade, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte ou com seu consultor de implementação para obter assistência.
Sempre confirme com o seu consultor de implementação se a equipe da Simplifica CI recebeu o convite da Apple para acessar a conta da Apple Business Manager.
Após a conclusão deste processo, o restante estará sob nosso cuidado. Submeteremos o aplicativo ao iTunes com a identidade da sua empresa, embora essa etapa também demande um tempo para aprovação.
Uma vez obtida a aprovação, vamos adquirir as licenças necessárias na Apple Business Manager por meio das credenciais fornecidas. Realizaremos então a importação dessas licenças para a nossa plataforma.
Uma vez que todo o procedimento estiver finalizado, o seu consultor de implementação fornecerá todas as instruções necessárias em relação aos passos finais de configuração. Isso incluirá o link para o download do aplicativo e orientações para o lançamento do Aplicativo Mobile para o público interno da sua empresa.
Lembre-se de que estamos à disposição para ajudar caso você encontre alguma dificuldade. Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de suporte ou com o seu consultor de implementação para obter assistência.