Setup Simplifica Mobile
Homologação do aplicativo
O App da Simplifica já é homologado, mas quando a empresa decide utilizá-lo com a marca própria (White label), uma etapa adicional se torna necessária e obrigatória.
Devido a ser um aplicativo destinado ao público interno, é preciso realizar a homologação na Play Store para dispositivos Android. Já para dispositivos iOS, o aplicativo deve ser disponibilizado no iTunes.
A etapa no Google é mais simples e é feita pelo time de desenvolvimento da Simplifica.CI
Para a implementação do aplicativo Simplifica Mobile em iOS, a empresa precisa ter uma conta empresarial, pois o aplicativo ficará hospedado nessa conta com o logotipo da empresa.
A Apple exige que o aplicativo seja alocado na Apple Business Manager devido ao fato de que o app não será público, sendo utilizado apenas internamente por um público vinculado à empresa. Portanto, o Simplifica Mobile para iPhone não ficará disponível na Apple Store, mas sim no iTunes, pois essa é uma exigência da Apple para aplicações B2B.
Para realizar essa etapa, a empresa deve conceder acesso à conta do Apple Business Manager ao time de desenvolvimento da Simplifica.CI, que será responsável por gerenciar o aplicativo e realizar a homologação. Essa etapa pode ser burocrática e costuma levar cerca de 45 dias, e só poderá ser realizada pelo Time de TI da empresa ou por quem possa representar e responder pelas informações solicitadas.
Após completar todos os passos e ter a conta aprovada e disponibilizada, a Simplifica.CI fornecerá um link para ser divulgado em uma campanha de lançamento ao público interno da empresa.
O download tanto para Android quanto para iOS deve ser feito apenas através do link único disponibilizado pela equipe da Simplifica.CI. Esse link identifica automaticamente o sistema operacional do celular do colaborador e direciona para a plataforma correspondente, localizando diretamente o aplicativo da Simplifica.CI para o download. A validação do usuário para acessar o aplicativo após a instalação será feita através da plataforma Simplifica.CI, conforme parametrização do profissional de comunicação, podendo ser feita por e-mail, CPF ou matrícula.
No caso de dispositivos iOS, o link levará o usuário para o download no iTunes, pois será necessário realizar a instalação do app primeiro antes de baixar o aplicativo da Simplifica.CI. Já os celulares iOS que já possuem o iTunes instalado serão direcionados automaticamente para a tela de download do aplicativo.
A Apple exige a criação de contas no Apple Business Manager para proporcionar um ambiente seguro e controlado para distribuir e gerenciar aplicativos corporativos. Isso separa os apps internos das empresas das lojas públicas, garantindo a qualidade e segurança dos aplicativos disponíveis na Apple Store. A Apple Business Manager oferece recursos adicionais para o gerenciamento de dispositivos e compra em volume, proporcionando uma experiência mais segura para os usuários.
Caso sua empresa tenha sede ou filiais em outras federações, é necessário criar uma conta para cada federação na Apple Business Manager para hospedar o APP da simplifica CI, caso a implementação for expandida.
Caso a empresa em outra federação já possua uma conta na Apple, mas o aplicativo só será implantado na federação que não tem a conta criada, será necessária uma nova, corresponde a federação que o APP será implementado. Não poderá ser usado a conta de uma filial ou sede instalada em outra federação.
Para a criação da conta na ABM siga todos os passos do nosso manual.
https://help.simplificaci.com.br/pt-br/notes/criacao-da-conta-na-apple-business-manager