Instalação

1. Instalação


O Aplicativo Desktop de comunicação da Simplifica.CI foi projetado para diversos ambientes de execução na plataforma Windows (acima da versão WinXP). A seguir descrevemos alguns dos modos mais usuais pelo qual o setor de Tecnologia ou Infraestrutura de sua empresa pode seguir para a devida instalação de todos os colaboradores.


Para o aplicativo desktop é necessário realizar a instalação nos computadores dos colaboradores. Existem duas formas:


  • Instalação realizada pelo próprio colaborador.

  • Instalação silenciosa via GPO, sendo a mais recomendada e praticada por todos nossos clientes é a instalação.


Qual a finalidade da instalação do aplicativo desktop?


O App desktop é instalado para poder ficar ativo com o usuário do Windows, ativando o

push notification na hora que a comunicação enviar um comunicado. Ele é como se fosse um browser, carregará tudo da nuvem, a única informação que ele coleta da máquina é qual usuário está ativo no Windows, para não habilitar o APP na conta de pessoas distintas.


A finalidade da instalação, é porque nossa aplicação é proprietária e ele ativa o acesso, vinculado na conta do usuário do próprio Windows, fazendo uma verificação com os dados do mesmo na nossa base de origem em nuvem.

Somente assim, a comunicação tem um canal ativo enquanto o colaborador estiver com a máquina logada, podendo se comunicar através dos

push notification na tela independente do colaborador abrir ou não, pois o APP fica em execução online.


As configurações sendo feitas dessa forma, não existe a necessidade do usuário informar senha. Basta o usuário estar logado no Windows.

Nosso aplicativo reconhece através das configurações de rede (Domínio/usuário) na plataforma.


2. Instalando o Aplicativo Desktop


  • Modo de Instalação Silenciosa


Neste modo a instalação o setor de tecnologia ou infraestrutura deverá preparar a execução de nosso instalador a partir de seu controlador de domínio. Assim, uma vez que o colaborador faça o login do Windows com sua conta, o aplicativo será instalado e executado automaticamente.


Para a instalação via GPO, é necessário ter os dados de rede cadastrados na base de público interno (Domínio/usuário).

Se o cadastro da base de público interno for realizado via planilha, existe o campo para ser preenchido, se for por integração ou API, esse dado também deverá ser enviado à plataforma.

Necessário também realizar algumas configurações dentro da plataforma, tais como configurar qual será o modo de ativação do Público interno no app, que poderá ser através do e-mail ou CPF do Público interno.


1º Primeiramente, Libere em sua rede o acesso aos domínios abaixo:


(Protocolos http:80 e https:443)

  • app.simplificaci.com.br

  • api-desk.simplificaci.com.br

  • cdn.simplificaci.com.br

github.com


Para esse processo de instalação do aplicativo, a base de colaboradores já deverá estar integrada a nossa plataforma juntamente com os dados de rede.





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2º Acessa a página de configurações da plataforma, Insira o nome de domínio da rede interna, conforme imagem abaixo:



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Solicite ao responsável pelo time de comunicação da sua empresa que lhe forneça acesso à plataforma


3º (Caso esteja em dúvida, sobre qual o nome correto a ser informado, consulte neste mesmo artigo a seção entitulada por "Como o aplicativo Simplifica Desk identifica o usuário da rede e efetua a autenticação?")


Pronto, tudo certo para seguir com a instalação!


  • Link do Instalador


Disponível pelo arquivo "DesktopSetup_StandAlone" nas versões EXE e MSI pelo link abaixo:

Download SimplificaDesk_Setup.exe

Download SimplificaDesk_Setup.msi


  • Instalação Silenciosa


A instalação por meio do arquivo MSI via GPO já possibilita por padrão a instalação silenciosa, no entanto, se necessário efetuar a instalação por meio do EXE, utilize os parâmetros abaixo para forçar uma instalação silenciosa e sem a interação do usuário.

/VERYSILENT /SUPPRESSMSGBOXES /NORESTART


  • Exemplo de arquivo Batch para instalação por Group Policy (GPO) (A condição abaixo foi criada para evitar reinstalação caso já tenha sido instalado)


@echo off IF EXIST "%appdata%\SimplificaCI\Desktop\desktop.exe" GOTO end \fileserver\GPOFiles\DesktopSetup.exe /VERYSILENT /SUPRESSMSGBOXES /NORESTART :end

Como o aplicativo Simplifica Desk identifica o usuário da rede e efetua a autenticação?


O Simplifica Desk é automaticamente aberto através do recurso de Inicialização do Windows, ou seja, assim que o usuário do Windows iniciar sua sessão, o aplicativo identifica qual o nome do usuário e domínio acessado no momento e localiza se este foi devidamente autorizado junto a base de dados cadastrada na Plataforma Simplifica.CI.


Tal verificação é feita através do seguinte comando (CMD):


echo %USERDOMAIN%/%USERNAME%


Portanto, você pode usar o comando acima para identificação do nome de domínio e usuário que deverá ser previamente informado no cadastro de cada um dos colaboradores de sua base.


Assistas ao tutorial


  • Modo de Instalação a partir do empregado


Se for usar esse modo, você não precisa preencher os dados de rede na plataforma, pois quem irá ativar será o próprio empregado, utilizando o e-mail ou CPF, sendo necessária uma campanha interna para informar o passo a passo para cada empregado.

  1. Faça o Download do simplifica Desktop;

    O Executável fica disponível para download dentro da nossa plataforma ou diretamente clicando nesse link;


  2. Acesse o menu de configuração do Simplifica Desk e escolha qual será o modo de ativação que o empregado irá utilizar para ativar o aplicativo. As opções são CPF ou E-mail, é aconselhável utilizar apenas um.




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Neste modo a instalação é responsabilidade de cada colaborador. Não se trata de um processo complexo, mas para a instalação ser concluída com sucesso cada usuário deve ter os direitos padrão para instalação de aplicativos localmente. Tais direitos são comuns para a maioria das contas de acesso ao Windows, então, na prática, devemos nos atentar para os seguintes pontos:


  • Ter acesso de leitura e escrita à pasta: C:\Users[nome_de_usuário]\AppData


    • Como saber?

      Se você conseguir acessar a pasta de dados do seu usuário, então a instalação deverá funcionar sem maiores complicações.


    • Siga os passos abaixo para conferir seu acesso: 1° Aperte WIN+R 2° Digite %LOCALAPPDATA% 3° Pressione ENTER Se uma janela do Windows for aberta no endereço "C:\Users[nome_de_usuário]\AppData\Local" a instalação do aplicativo deverá ocorrer sem complicações.


  • Enviando convites para instalação


Crie um e-mail explicando o que é este canal, para que servirá e como o colaborador deve realizar a instalação e ativação, pois após a instalação o aplicativo necessitará ser ativado, solicitando ao colaborador que insira o código de ativação definido pelo administrador no painel, podendo ser o CPF ou e-mail. Não esqueça de inserir o link para download do app, listado abaixo.


  • Baixando a versão mais atual para testes locais


Disponível pelo arquivo "DesktopSetup_StandAlone.EXE" pelo link abaixo: https://github.com/doohnow/app-desktop/releases/latest


  • Linha de tempo do processo de ativação Para uma melhor compreensão deste processo, mostramos abaixo a linha de tempo que deverá ocorrer neste modo de instalação e os atores responsáveis por cada operação:







Em ambos os casos, você conseguirá conferir quem instalou e ativou, na seção Administrar > Aplicativo Desktop.



3. Como acessar o painel de configuração do Simplifica Desk



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Não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte pelo chat http://app.simplificaci.com.br/support ou contate seu consultor de implementação.


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