Como configurar o Sender Policy Framework (SPF) para melhorar a entrega dos seus comunicados por e-mails

Quando você utiliza uma ferramenta para comunicação corporativa, é importante que o domínio da ferramenta esteja autorizado a enviar e-mails em nome do endereço utilizado como remetente. Caso contrário, os servidores podem classificar sua campanha como spam, já que os servidores não têm como saber se o e-mail foi enviado por alguém que está autorizado a utilizar esse endereço de e-mail.

Para evitar isso, uma das práticas mais comuns utilizadas no mercado é o serviço de autenticação chamado Sender Policy Framework(SPF).

O que é uma autenticação SPF?

Uma autenticação Sender Policy Framework (SPF) é um registro de Serviço do Nome de Domínio (DNS) que identifica quais servidores de e-mail são permitidos a enviar e-mail em nome de seu domínio.

Sem a autenticação, alguns servidores de e-mail poderão rejeitar as campanhas de e-mail que você enviar, pois não poderão validar se os e-mails realmente são provenientes de um servidor autorizado pelo domínio utilizado.

Como eu configuro um registro SPF?

Primeiramente, você precisa ter acesso ao console administrativo de seu domínio - provavelmente é o serviço no qual você comprou o domínio utilizado no site da sua empresa e nos endereços de e-mail internos.

Se você possuir esse acesso, siga os passos a seguir, caso contrário, entre em contato com a pessoa ou equipe técnica responsável dentro da sua empresa.

No painel administrativo do serviço, localize o domínio que você utiliza e acesse a página de configuração dos registros DNS.

Dependendo do serviço, talvez seja necessário ativar as configurações avançadas para encontrar a área de configuração do DNS.

Procure entre os registros se entre eles existe algum do tipo TXT e, caso positivo, veja se esse registro começa com o seguinte texto v=spf1 include:...

Se você localizou algum registro como descrito acima, isso significa que você já possui uma autenticação SPF configurada para esse domínio. Nesse caso, pule a parte seguinte a vá direto para as instruções “Utilizando mais de um registro SPF para o mesmo domínio”. Caso não tenha encontrado siga com as instruções abaixo:

Configurando um registro SPF

Localize como adicionar um registro e escolha o tipo TXT. No espaço correspondente aos dados do registro, insira o seguinte texto:

v=spf1 include:spf.simplificaci.com.br ~all

Após inserir o código, o registro deve ficar parecido com isso:

Entrada

Tipo

Valor

seudominio.com.br.

TXT

v=spf1 include:spf.simplificaci.com.br ~all

Salve suas alterações e pronto!

Configurando mais de um registro SPF para o mesmo domínio

Caso você tenha encontrado um registro TXT que comece com o seguinte texto v=spf1 include:... é porque seu domínio já está autenticando um serviço de e-mail.

Para adicionar o serviço da Simplifica.CI, você precisa alterar o registro já existente. Mas cuidado para não adicionar mais de um registro do mesmo tipo, pois isso irá invalidar a autenticação dos 2 serviços. Nesse caso, é necessário que você altere o valor do registro TXT que já possui a autenticação SPF, adicionando o servidor da Simplifica.CI.

Para isso, adicione o código include:spf.simplificaci.com.br ao registro já existente.

Veja alguns exemplos de registro SPF após adicionar o servidor da Simplifica.CI:

  • Clientes Locaweb:

Se você possui e-mail da Locaweb, o seu registro TXT para SPF ficará semelhante a:

v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br include:spf.simplificaci.com.br ~all

  • Clientes Google (Google Apps for Work):

Se você possui e-mail do Google no seu domínio, o registro TXT para SPF ficará semelhante a:

v=spf1 a mx include:_spf.google.com include:spf.simplificaci.com.br ~all

  • Clientes KingHost:

Se você possui e-mail da KingHost no seu domínio, o registro TXT para SPF ficará semelhante a:

v=spf1 include:_spf.kinghost.net include:spf.simplificaci.com.br -all

Considerações Finais

As alterações em registros DNS podem levar até 48 horas para serem propagadas pela Internet. Para saber se o novo registro já está funcionando, acesse http://www.meuspf.com e utilize a validação de registro inserindo o domínio que você acabou de atualizar.

Após a propagação das alterações, a Simplifica.CI não mostrará mais os alertas de SPF na sua conta.


Em caso de dúvida, não deixe de entrar em contato conosco!

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