Com a palavra, seu público interno – conteúdo gerado pelos empregados

Não é de hoje que o User Generated Content (UGC) – ou conteúdo gerado pelo usuário – domina as estratégias de comunicação externa: 92% de nós confiamos mais no conteúdo de amigos, colegas e família do que nas mensagens institucionais de uma marca. Nessa estratégia, as empresas passam de autores para editores de conteúdo. Na prática, elas incentivam a produção voluntária de conteúdo pelo seu público, fazem a curadoria e dão visibilidade aos conteúdos selecionados como cobertura da marca.

Por sua credibilidade e apelo, UGC é muito influente e, como tal, deve ser adotado também dentro das organizações como conteúdo interno produzido pelos empregados (EGIC - Employee-generated internal content).

Líderes e logos estão em baixa; colegas estão em alta

Existe forma melhor de aumentar o engajamento dos empregados do que deixá-los engajar uns com os outros? Afinal, eles vivem e respiram a empresa. Ninguém conhece melhor o perfil de seus empregados do que eles próprios. É natural que empregados se identifiquem mais com a comunicação produzida por outros empregados. Afinal, eles entendem do negócio, são especialistas nos assuntos internos, falam a mesma língua de seus colegas, sabem o que os colegas precisam e querem saber sobre a empresa. E o mais importante: empregados são mais influentes do que a voz institucional da empresa e até da alta liderança. Diante da tendência global de declínio da confiança em pessoas em posição de autoridade e nas fontes de informação oficiais, empregados detêm mais credibilidade uns com os outros.

Empregados como influenciadores internos

A voz do público interno é mais autêntica, pois dá oportunidade a empregados de diferentes unidades, funções e níveis hierárquicos de se expressarem. Convidar empregados para serem criadores de conteúdo democratiza a Comunicação em contraponto à cultura ultrapassada de top>down. Ou seja, valoriza o empregado, colocando-o como protagonista das narrativas internas. Convidar empregados a participar da comunicação interna é uma ótima maneira de reconhecê-lo, apreciando seu trabalho, conhecimento ou habilidades. Dar essa visibilidade interna é uma ação simples, mas muito significativa de reconhecimento que envaidece o empregado.

Confira algumas ideias de EGIC - Employee-generated Internal Content:

●      Palavra de especialista: convide técnicos a discorrerem sobre temas-chave;

●      Repórter por um dia: convide empregados a atuarem como repórteres para alguma ação ou campanha interna;

●      Cobertura de eventos: empregados podem ser apontados para cobrirem eventos internos, fazendo fotos e colhendo depoimentos de colegas participantes;

●      Minha área: convide empregados a apresentarem como sua função contribui para a organização;

●      O que aprendi: convide empregados a compartilharem aprendizados quando participarem de eventos, congressos ou treinamento;

●      Entrevistas: empregados podem conduzir entrevistas com líderes seniores da organização;

Concursos: promova concursos que incentivem a produção de fotos, vídeos, músicas, textos. Além da brincadeira da competição, o saldo será muito material para compartilhamento interno.