Consistência na identidade visual

Os veículos de comunicação interna são parte da expressão da marca de sua empresa, portanto devem ter uma identidade visual clara e em linha, evidentemente, com o Manual de Marca da sua organização. A bagunça visual – cada dia o veículo sair com um estilo – compromete a percepção de profissionalismo do canal e, como consequência, abala também a credibilidade do conteúdo.

A identidade visual é uma construção de vários elementos visuais que ajudam a comunicar a linha editorial do veículo. Veja alguns exemplos de identidade visual aqui e relembre alguns destes elementos:

Nome e marca do veículo: Os veículos devem ter um nome para fazerem parte das conversas internas como fonte oficial de informação da organização. E para serem facilmente identificados, eles devem ter uma marca, nem que seja apenas uma assinatura em tipologia, desde que aplicada de forma consistente.

Família tipográfica: É necessário ter uma definição de quais fontes são usadas no veículo e suas formas de aplicação (tamanhos para títulos, subtítulos, destaques, corpo do texto, bem como recomendação de uso de recursos como alinhamento, negrito, itálico, caixa alta, etc.)

Paleta de cores: Cores são elementos de reconhecimento visual poderosíssimos. Seu veículo deve ter uma orientação para uso de cores não apenas nas fontes, mas também nos elementos visuais como cabeçalhos, tabelas, gráficos, ícones, etc.)

Ilustrações e fotos: Se cada dia você usar desenhos em estilos variados, seu veículo ficará com aspecto amador de trabalho escolar. Tenha uma recomendação para o traço de ilustrações e para o estilo fotográfico. O mesmo vale para iconografia: selecione uma família de ícones e siga sempre com ela.

Mas por que ter regras? Isso não engessa o visual do veículo? Se você oferece seu conteúdo sem se preocupar com a aparência dele, a percepção do público interno provavelmente será que o mesmo descuido se reflete na qualidade e confiabilidade das informações. Daí a necessidade da fidelidade aos elementos da identidade visual. Ao longo do tempo, a consistência na aplicação constrói a autoridade que todo veículo busca, transmitindo credibilidade e profissionalismo.