Escolhendo os canais internos:
Chegar aos empregados onde eles estão.
É fácil perceber como a comunicação interna, ao manter empregados informados e influenciar comportamentos, é chave para os resultados de negócio. O difícil é decidir em quais canais de comunicação se concentrar. Os canais são a base sobre a qual construímos a comunicação; são os meios para entregar as mensagens ao público interno, como TV, e-mail e aplicativos nos dispositivos móveis ou no desktop, entre outros.
Os canais utilizados têm um impacto direto na experiência proporcionada aos empregados. Sem canais adequados, é muito difícil alcançar seu público interno para alinhá-lo, motivá-lo e inspirá-lo. As empresas têm inúmeros tipos e formatos de canais para escolher. Com a revolução digital e num mundo que mescla trabalho presencial, remoto e híbrido, dificilmente um único canal atenderá todas as necessidades da empresa.
Aqui entra a comunicação multicanais, ou seja, comunicar com o empregado por diferentes plataformas. É saudável investir em mais de um canal por duas razões simples: mensagens diferentes pedem canais diferentes e pessoas diferentes pendem canais diferentes.
Trabalhamos todo tipo de mensagens, que variam do casual ao crítico, do institucional ao motivacional. Alguns assuntos podem ser fáceis de compartilhar, outros são sensíveis; são meramente prestação de serviço, outros demandam interação. Alguns interessam a toda a organização, enquanto outros só serão relevantes para um perfil específico. Por isso é importante ter multicanais. Um anúncio de uma fusão ou aquisição de um novo negócio funcionará melhor em um e-mail institucional, enquanto uma promoção interna no Dia das Crianças funciona bem como uma animação nas TVs.
A tecnologia hoje permite acessar comunicados ou procurar informações da empresa quando e onde quer que o empregado esteja. E ele quer escolher o canal que mais lhe convém. Alguns trabalham na operação e usam o celular para se manterem conectados. Outros trabalham em escritórios na frente de um computador. Investir em multicanais aumentará seu alcance, atendendo aos empregados onde eles já passam seu tempo. Permitir que acessem conteúdo através de plataforma de sua preferência irá envolvê-los ainda mais com a comunicação da empresa.
Dica: seja qual for seu canal, ele deve ter um nome! É desejável que o público interno comente e propague as informações que consome da comunicação da empresa. Para tal, o nome ajuda o canal a se tornar uma figura de autoridade reconhecida como fonte oficial de informação da empresa. Isso facilita sua repercussão interna naturalizando a menção ao canal nas conversas internas: “Vocês viram o que saiu hoje no ‘EmpresaNews’?”.