Lançando (ou relançando) seus canais internos

Ao planejar o lançamento do seu canal de comunicação interna, é importante diferenciar a introdução de um novo canal da evolução de um previamente existente.

Se o Simplifica Desk ou o Simplifica Mobile serão lançados em uma empresa que não oferecia solução de comunicação no mobile ou desktop, será necessário introduzir os canais inéditos aos empregados, apresentando seu nome, suas características, como sua frequência e o que o público interno encontrará nesse canal.

Mas, se a empresa já oferecia uma solução de TV corporativa ou informativo interno via e-mail e passará a adotar a Simplifica TV ou o Simplifica Mail, por mais que novidades sejam introduzidas, é provável que os empregados não terão a percepção de um novo canal. Neste caso fará mais sentido destacar os pontos de evolução dos canais que já eram conhecidos do público interno.

O que considerar ao planejar a divulgação de seu canal interno?

Quando maior a mudança, maior deve ser o esforço de comunicação

Lançar o Simplifica Mobile demandará uma campanha interna mais ostensiva para os empregados baixarem e autentiquem o App. Já para mudar a plataforma de gestão e disparo de comunicados por e-mails, é possível que uma divulgação mais simples, destacando os pontos de evolução do canal, seja suficiente, pois a mudança não demandará nenhuma ação específica do público interno.

O que incluir na divulgação de canais internos

● O que o público interno precisa saber para aderir ● As características e benefícios do canal ● A importância do protagonismo de manter-se informado

1 ) O que o público interno precisa saber para aderir: aqui é importante ser bem didático nas orientações práticas do que o empregado precisa saber. Veja alguns exemplos:

● Para a Simplifica TV, informe a localização das TVs e frequência de atualização ● Para o Simplifica Mobile, informe o passo a passo para download e autenticação do App ● Para o Simplifica Desk, a partir de quando e onde o empregado localizará o App e fará o primeiro acesso ● Para o Simplifica Mail, se necessário, oriente como adicionar o e-mail do canal à lista de remetentes confiáveis

  1. As características e benefício do canal: aqui é importante evidenciar como o canal atende aos empregados, agregando informação, praticidade e conveniência. Veja alguns exemplos:

TVs .

  • Diminui barreiras de acesso às informações alcançando empregados sem conta de e-mail corporativo, sem computador e sem acesso à internet.
  • Por serem instaladas em locais de concentração dos empregados, como recepções, áreas de convivência ou restaurantes, entrega o conteúdo onde o empregado está para aproveitar breves momentos para informar e conectar. Como um veículo de ‘passagem’, é apropriado para consumo de informações mais rápidas como campanhas internas, manchetes de notícias importantes (a matéria completa pode ser lida em outro canal), avisos do dia a dia, datas de eventos, serviços como previsão do tempo e aniversariantes do mês, entre outros conteúdos gerais.
  • Por ser um canal bastante visual, seu conteúdo com textos curtos, imagens e vídeos é atrativo e facilmente consumido. Por seu dinamismo e informalidade, é um canal apropriado para ações de engajamento interno e reconhecimento dos empregados.
  • Permite segmentar o conteúdo conforme a localização das TVs.

E-mail

  • O e-mail é e continuará sendo a forma mais estabelecida das empresas acessarem seus empregados. A maioria dos empregados em funções administrativas possui e-mail corporativo e trabalha com ele aberto ao longo do dia para manter-se conectado. Esse senso de responsabilidade para com o e-mail corporativo – percebido como uma lista de tarefas – garante que os empregados leiam a maioria de seus e-mails, senão na totalidade do conteúdo, ao menos tomam conhecimento com uma leitura dinâmica.

  • Por ser um dos canais mais tradicionais, o e-mail é altamente reconhecido como fonte oficial de informação da empresa, sendo ideal para mensagens institucionais.

  • Normalmente pode ser acessado de qualquer computador, mesmo que fora da rede da empresa (por seu computador pessoal em casa) ou pelo smartphone.

  • Permite segmentar as mensagens por grupos, entregando o que é relevante para cada perfil.

Mobile

  • Hoje praticamente todos têm um smartphone, facilitando a adoção do canal no dispositivo pessoal do empregado. Democratiza o acesso à informação da empresa, pois alcança a todos os empregados, até aqueles que não trabalham no ambiente físico da empresa ou que não ficam em frente aos computadores.
  • Diminui distâncias dos trabalhadores híbridos e remotos, garantindo que fiquem por dentro do que está acontecendo na empresa e aumentando a conexão e o senso de pertencimento.
  • Oferece mais mobilidade, pois o aplicativo está na palma da mão do empregado, permitindo que as informações sejam acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, inclusive fora da empresa.
  • Canal dinâmico que permite diversos formatos de conteúdo, como gifs animados e vídeos.
  • Permite segmentar as mensagens por grupos, entregando o que é relevante para cada perfil.
  • O empregado pode reagir aos conteúdos com curtidas, emojis e comentários.
  • As informações estão sempre acessíveis, sem a necessidade de o empregado procurá-las. O empregado recebe notificações no seu aparelho sempre que há algo novo disponível para ele.
  • Permite deixar informações úteis permanentemente disponíveis aos empregados nas páginas dinâmicas. É possível ainda integrar serviços muito usados pelos empregados, como ponto, consulta de contracheque, agendamento de férias, entre outros.

Desk

  • Ótimo canal para a centralização das comunicações da empresa em um só lugar. As notificações alertam sempre que um novo comunicado está disponível e lembram o que ainda não foi lido.
  • Os comunicados ficam à disposição, sem necessidade de o empregado buscar na intranet ou e-mails por eles. Canal dinâmico que permite diversos formatos de conteúdo, como gifs animados e vídeos.
  • Permite segmentar as mensagens por grupos, entregando o que é relevante para cada perfil.
  • O empregado pode reagir aos conteúdos com curtidas, emojis e comentários.
  • Permite deixar informações úteis permanentemente disponíveis aos empregados nas páginas dinâmicas. É possível ainda integrar serviços muito usados pelos empregados, como ponto, consulta de contracheque, agendamento de férias, entre outros.

  1. A importância do protagonismo de manter-se informado: aqui é importante destacar a responsabilidade de cada empregado. Cabe à empresa disponibilizar canais que entreguem informações sobre o mercado, a empresa, os objetivos do negócio, a cultura da empresa. Mas isso é só metade do processo de Comunicação. A outra metade dependerá de cada empregado ter o interesse de manter-se atualizado e conectado com o que está acontecendo. Protagonismo e senso de dono é compreender que isto será determinante para sua experiência de empregado, para sua contribuição à empresa e para suas oportunidades de carreira.

    Quem se interessa pelo que está acontecendo na empresa certamente demonstrará na prática a vivência dos valores e da cultura da empresa, terá repertório para contribuir em uma reunião ou um projeto, estará mais bem posicionado para trazer soluções que respondem aos desafios do negócio, tirará mais proveito das oportunidades e benefícios ofertados. Os profissionais mais valorizados prestam atenção na sua indústria e envolvem-se com as ações internas da empresa. Não se limitam à sua posição atual, querem ter a visão do todo para estarem preparados para os desafios que desejam assumir no futuro.