Como escrever títulos impossíveis de serem ignorados

A boa manchete determina se o leitor vai ler ou não seu conteúdo, ou seja, títulos atraentes são condicionantes para o sucesso de visualização. Ao pensar seus títulos, se pergunte:

  1. Quem deve ler esse conteúdo?

  2. Como vou ajudar essa pessoa?

  3. O que torna esse conteúdo especial?

Confira dicas básicas:

Seja breve e objetivo

Um título atrativo precisa ser curto, preferencialmente composto por verbos. Em poucas palavras, antecipe a conclusão ou fato mais importante, despertando o interesse em descobrir o contexto ou mais detalhes.

‘E eu com isso?’

Honestamente, empregados ligam pouco para notícias institucionais. Eles querem é saber como a notícia os afetará – sua carreira, seu trabalho, sua vida. Ao invés de enaltecer a empresa no título, apele para o autointeresse (porque eles devem se importar). Dica simples: “Você” é uma palavra poderosa em títulos.

Diga o que fazer!

Crie títulos com um comando, exigindo uma ação. Mesmo que a gente não goste de admitir, é reconfortante ser instruído ou direcionado. Na manchete, diga ao seu público o que ele tem que fazer usando modo verbal imperativo.

Faça uma pergunta

Nossos cérebros ficam insatisfeitos quando veem um ponto de interrogação, mas não sabem a resposta. A reação instintiva a ver uma pergunta é encontrar a resposta. Para o título em formato de pergunta funcionar, evidentemente, deve ser algo que seu público quer saber.

Use números

Todos os guias de redação de manchetes concordam que os números funcionam. Inserir números específicos que condizem com sua matéria atrai leitores. Um detalhe importante: prefira incluir o numeral ao invés do número por extenso em texto.

Ensine algo útil

As pessoas buscam respostas que solucionem seus problemas da forma mais prática possível. Se seu conteúdo irá sanar dúvidas, resolver problemas ou ensinar algo novo, deixe claro isso no título com expressões tipo ‘Como fazer X’, ‘Aprenda a X’, ‘Guia rápido de X’

Crie senso de urgência

É comum deixar para ler depois e, provavelmente, nunca mais acessar. Prenda a atenção do leitor no momento incluindo expressões como "agora", "hoje", “imediatamente”, “não perca tempo”, “não deixe para depois”, “só até...”, “ainda dá tempo”, “tempo limitado”, etc.

Use depoimentos impactantes

As aspas informam ao leitor que ele está lendo um testemunho, que continuará no corpo do conteúdo. Incorporar no título relatos impactantes ou de pessoas de alta representatividade geram autoridade e demonstram o valor do seu conteúdo.

Liste

Quem não adora uma lista? Elas são muito, mas muito efetivas para converter em aberturas de e-mail e títulos de artigos. Se seu conteúdo está estruturado em itens, não perca a oportunidade de evidenciar isso no título como “10 Exemplos de títulos criativos”