Comunicar sem planejar é deixar o barco à deriva

Um barco à deriva no oceano sai do lugar. Ele não está parado, mas avança sendo levado pelas correntes, pelo vento, pelas ondas. Uma área de comunicação que opera sem planejamento, atendendo a pedidos de áreas internas, está comunicando. Mas sem garantia de que está remando na direção pretendida. Assim como o barquinho sem rumo, comunicar sem clareza dos objetivos é gastar energia para não chegar ao porto de destino.

É o planejamento que determina como o trabalho de comunicação interna contribuirá para os desafios do negócio. E não precisa ser um processo complexo.

Para definir as prioridades e mensagens-chave, considere:

Direcionadores estratégicos:

Comece com missão, visão, valores e propósito. Inclua em seu planejamento de comunicação interna projetos e conteúdos que revisitem esses conceitos, introduzindo no dia a dia dos empregados público interno no que diz respeito à razão de existir, ao rumo e às crenças da empresa.

Por exemplo, se a visão da empresa é ser carbono neutra, seu plano deve contemplar temáticas que educam sobre sustentabilidade e meio ambiente. Lembre-se: ninguém se engaja sem conexão. É essencial prover aos empregados sentido para o que fazem e direção de para onde vão.

Direcionadores de comunicação:

Examine atributos de marca, tom de voz, posicionamentos e identidade visual. Inclua no seu planejamento de projetos e conteúdo que tornem tangíveis a personalidade da empresa para que cada empregado internalize o que vivência.

Por exemplo, se um dos atributos da sua marca é a ética, seu plano deve contemplar temáticas que evidenciem e promovam atitudes e decisões íntegras.  Lembre-se: empregados são os melhores embaixadores da marca. É essencial provê-los com as informações que interessam à empresa que eles repercutam.

Direcionadores de negócio:

A comunicação interna é mais valiosa quando trabalha em prol do negócio, não de áreas ou departamentos específicos. Consulte a estratégia e plano de negócios para conhecer desafios e objetivos de curto, médio e longo prazo da organização. Isso indicará onde investir seus esforços de comunicação interna.

Por exemplo, se um dos desafios é reduzir o custo operacional, seu plano deve contemplar temáticas como gestão de recursos, produtividade, excelência operacional. Lembre-se: empregados querem saber como seu trabalho impulsiona a empresa. É essencial provê-los com direcionamentos que indiquem quais esforços serão priorizados e valorizados.

Avaliando os direcionadores estratégicos, de comunicação e do negócio, é possível definir suas mensagens-chave para o ano. Um planejamento de comunicação não engloba somente mensagens-chave, mas ter clareza sobre essas mensagens permitirá avaliar a pertinência de projetos e conteúdo. Ao avaliar uma proposta de campanha interna ou solicitação de divulgação nos canais internos, investigue se e como a ação contribuirá para ampliar o conhecimento, compreensão e retenção de suas mensagens-chave. Se a ação não suportar as mensagens-chave, fica evidente que não deve ser priorizada.