Usando métricas para impulsionar o sucesso de seus canais

Métricas de Comunicação são muito usadas para mostrar à liderança os resultados do trabalho, normalmente em reuniões periódicas de desempenho quando diversas áreas apresentam seus dashboards. Porém, métricas ainda são pouco utilizadas para direcionar o trabalho.

Além de convencer a empresa do valor da Comunicação para o negócio, a avaliação das métricas deve direcionar o trabalho, indicando o que está e o que não está dando certo, o comportamento de consumo de informação e interesses de seus empregados.

Falando de canais de comunicação interna, é importante fazer a distinção de que o bom desempenho dos canais não é o objetivo final do trabalho da Comunicação. Os canais internos são o meio para a Comunicação acontecer. Canais atraentes, com bom alcance e visualização, são essenciais para informar, engajar e influenciar comportamentos. Em uma metáfora simples, os canais são a estrada e os objetivos são o destino. Sem uma estrada bem pavimentada (canais eficazes), fica mais difícil alcançar o destino (objetivos de Comunicação).

Assim, para um diagnóstico realmente estratégico, além de acompanhar a performance dos canais, o ideal é mensurar também o avanço de seus objetivos estratégicos de Comunicação, como nível de conhecimento de mensagens-chave, adoção de comportamentos, vivência de valores ou atributos da cultura, reputação interna, advocacy (apoio à marca na promoção ou defesa da empresa), etc.

Entenda as métricas que você deve acompanhar de seus canais

Comunicados enviados: Ao acompanhar o volume de comunicados por período, você pode gerenciar seu ecossistema de comunicação interna. É importante acompanhar tanto o volume por canais (E-mail, Mobile, Desk e TV) para analisar se a distribuição do conteúdo está adequada, quanto o volume por editorias para analisar se as temáticas tratadas estão refletindo as mensagens-chave priorizadas no planejamento.

Alcance: Ao acompanhar o volume de comunicados entregues, você saberá a cobertura da sua comunicação, ou seja, quantos empregados estão sendo impactados.

Visualização: Ao acompanhar a taxa de abertura dos comunicados, você começará a entender o comportamento do empregado e a efetividade da comunicação. Analisar a visualização por canais indicará como o empregado prefere consumir conteúdo (por quais canais, que dias e horários, etc.). Já analisar por editoria ou comunicado específico, indicará os assuntos que despertam mais e menos interesse entre os empregados.

Reações: Ao acompanhar as reações, incluindo cliques nos links, reações com emojis e comentários, você perceberá que tipos de conteúdo estimulam maior interatividade entre os empregados. Ao analisar o teor das reações e comentários, você tem também uma poderosa ferramenta de escuta das opiniões e sentimentos do público interno em relação a determinados assuntos.

Para os canais Mobile e Desk, há ainda duas métricas importantes:

Adesão: Ao acompanhar o número de aplicativos instalados, você entenderá o alcance e a visualização do canal e poderá planejar ações para impulsionar a adoção da plataforma entre empregados que ainda não fizeram o download do App.

Aderência: Ao acompanhar o número de empregados ativos (que acessaram o aplicativo nos últimos sete dias), você poderá planejar ações de estímulo e resgate aos empregados que ainda não estão fidelizados ao canal.