Valorize quem valoriza a Comunicação Interna
Valorize quem valoriza a Comunicação Interna
Tudo que a empresa deseja são empregados que se interessam pelo que está acontecendo na empresa, consomem regularmente os comunicados divulgados e participam ativamente das ações internas como eventos, campanhas e promoções. Então por que não estimular esse comportamento?
O reconhecimento tem um enorme potencial para impulsionar comportamentos. Desde muito cedo, ansiamos pelo reconhecimento dos pais, professores e amigos porque todos gostam de ser apreciados pelos seus esforços.
Divulgue o ranking dos empregados mais engajados com a Comunicação
Parte da satisfação de ser reconhecimento vem da visibilidade pública. Valorizar o que os empregados fazem diante de seus gestores e colegas têm um poderoso efeito de reforço positivo, tanto para quem está sendo reconhecido quanto para o restante do público interno que observa e aprende os comportamentos valorizados pela empresa.
Acompanhe em suas métricas os empregados mais engajados com a Comunicação, considerando visualizações e reações. Divulgue mensalmente a lista dos top mais engajados como um gesto de reconhecimento simbólico. Indo além, sugira que os gestores desses empregados os parabenizem em uma reunião de equipe. Isso demonstrará que a empresa observa e valoriza o protagonismo de quem está interessado em manter-se informado e conectado com o que está acontecendo na empresa.
Empodere um grupo de Agentes da Comunicação de Interna:
São empregados de diversas áreas da empresa que além de desempenhar as suas tarefas, atuam de maneira voluntária como facilitadores do processo de comunicação interna. Apesar de, na maioria das vezes, não possuírem formação em Comunicação, eles são naturalmente formadores de opinião nas suas equipes. De modo geral, são os olhos, ouvidos e braços da área de comunicação nas pontas: ajudam a fazer a informação chegar, antecipam os interesses e as necessidades comunicacionais do público interno, indicam pautas para os canais e até apuram conteúdos, identificam potenciais crises e contribuem com a construção dos projetos da Comunicação.
Cada empresa organiza sua dinâmica de atividades dos Agentes da Comunicação, mas são comuns reuniões periódicas para o time da Comunicação ouvir insights que os Agentes trazem de suas áreas, fazer pré-testes de projetos como campanhas internas, antecipar as novidades do que estar por vir, convidá-los a atuarem em projetos como eventos internos, entre outras iniciativas.