Linha Editorial

Moda e Beleza

Agricultura sustentável

Linha editorial basicamente determina os assuntos que o veículo irá abordar. Faz sentido para um veículo comercial que precisa ter clareza do que oferecerá ao seu público. Mas em comunicação interna, pode parecer abstrato… A Linha Editorial não é simplesmente tudo sobre a empresa?

Linha editorial agrega intenção à Comunicação Interna

A organização quer que os empregados prestem atenção em quê?

A organização quer que os empregados conversem sobre o quê?

O que os empregados precisam saber para seu trabalho contribua com os desafios da organização?

Como os empregados devem agir para estarem alinhados com os valores e cultura da organização?

Que repertório o Empregado precisa ter para ser um embaixador da marca e defensor da reputação?

Não produza conteúdo sem linha editorial ou tom de voz

Linha editorial:

Sobre o quê falaremos nesse canal?

Deve ser desdobrada de seus orientadores estratégicos

Em que a organização quer que os empregados prestem atenção? Sobre o quê a organização quer que os empregados falem? Que repertório o Empregado precisa ter para ser um embaixador da marca?

Crie uma ‘cola’ para produção de conteúdo

Mensagens-chave: consistência com foco nos objetivos

Conectando a pauta com sua mensagem-chave

Repórter quer saber do impacto da obra na comunidade, mensagem-chave do entrevistado é o investimento

Linha editorial: Governança

Qual o público deste canal? (Perfil e grupos) Como é o processo de submissão de pautas e aprovações de matérias? (Formulário, fluxo, LSA) Qual a frequência de veiculação e horários? Quais as exceções previstas? Diretrizes para editorias recorrentes:

  • Movimentação executiva

  • Recrutamento interno

  • Treinamentos Classificados

  • Conquistas de áreas / departamentos

  • Cobertura de eventos

O que pode e o que não pode?

Ter regras documentadas minimiza desgastes com áreas que fazem solicitações de divulgação excessiva ou não estratégica.

Tom de voz

Que linguagem usamos? (termos adotados: empregado, funcionário, colaborador) Qual a personalidade do canal?

Editorias por temas prioritários

Agrupamento de assuntos para direcionar a produção de conteúdo e auxiliar na análise das métricas.

Editorias: sua bússola para criação e análise de conteúdo