Como estimular comentários em seus conteúdos
Foi-se o tempo em que o leitor se satisfazia em consumir passivamente as notícias. Hoje, com a predominância das redes sociais, o público quer interagir curtindo e comentando. Mais do que publicar informações sobre a empresa, é fundamental fomentar os canais de comunicação interna para serem ambientes para troca de ideias e interação.
Confira algumas dicas para movimentar os comentários em seus canais:
Faça perguntas: Todos gostam de dizer o que pensam, tudo o que precisamos fazer é encorajar e dar espaço para eles. Tente fazer uma pergunta em seu conteúdo convidando os empregados a deixarem suas opiniões nos comentários.
Responda aos comentários: As pessoas se sentem valorizadas quando têm retorno. Acompanhe as interações em seus canais e responda aos comentários recebidos. Essa atenção com o empregado estimulará ainda mais comentários.
Crie conteúdos que evoquem emoções: Seja pela graça, surpresa ou provocação, não economize no fator emoção em suas publicações. As pessoas são mais propensas a interagirem em conteúdos que as tocam, ao invés de apenas informá-las.
Valorize seus comentadores: Adote ações simples como divulgar mensalmente um ranking dos ‘Top Comentadores’. Esse reconhecimento público – além de agradar aos empregados que mais contribuíram com os canais internos – reforça o comportamento desejado perante os demais.
Peça a participação ativa da liderança: Ser líder é dar o exemplo. Quando os gestores da organização usam os comentários, automaticamente estimulam o envolvimento do público interno. Sem falar que todo líder é formador de opinião, então seus comentários terão um peso diferenciado.
Aprenda a lidar com comentários negativos: Para consolidar uma cultura de abertura, não pode haver censura nos comentários. É natural os empregados terem opiniões divergentes e é saudável se sentirem à vontade para se expressarem nos canais internos. Encare com um bônus: podem ser alertas preciosos sobre questões que precisam ser mais bem trabalhadas.
Importante. Offline ou online, não dá para abrir não do Código de Ética. A interação com os empregados por meio dos comentários faz parte de uma relação de confiança. Mas se o comentário infringir seu Código de Ética ou se a linguagem for incivil, rude ou depreciativa, você pode considerar excluí-lo. E, claro, deve ser tratado pelo RH e gestor do empregado, de acordo com a Política de Consequências da empresa.