Não produza conteúdo sem linha editorial ou tom de voz

Toda criação de conteúdo precisa de uma linha editorial, um “norte” a ser seguido. Na prática, a linha editorial diz ‘para onde vamos’ determinando os assuntos abordados e ‘visão de mundo’ da empresa, isto é, seu posicionamento sobre as temáticas. Sem essa definição de temas e objetivos, o time envolvido na criação do conteúdo pode acabar produzindo muito conteúdo sem finalidade, se perdendo em excessos.

Pode parecer algo abstrato, mas, na verdade, é um direcionamento bem objetivo. Na prática, é muito fácil perceber como uma revista de moda e beleza tem uma linha editorial distinta do que uma publicação técnica do setor agrícola. Além de assuntos completamente diferentes, esses dois exemplos provavelmente terão estilos visuais e linguagens também distintos.

Uma boa linha editorial conecta os objetivos às pessoas Para definir a linha editorial, é preciso considerar dois pontos básicos. Primeiro; os objetivos de negócio, ou seja, a linha editorial deve contemplar as mensagens-chave desdobradas da estratégia. Segundo; o perfil de seu público, ou seja, a linha editorial deve fazer a conexão entre os objetivos da empresa com o perfil e interesses do público interno. Se o conteúdo não é relevante para a estratégia da empresa ou não ‘fala’ com seu público interno, pare de desperdiçar energia produzindo-o.

Não é só o que você diz, mas como você o diz Todos nós, como pessoas, temos um estilo de fala e comunicação. Com uma empresa não é diferente. O tom de voz da empresa é a expressão de sua personalidade, a linguagem que ela usa, as palavras que ela escolhe, a maneira como constrói as frases. Acima de tudo, é como a empresa se comunica, como ela ‘conversa’ com seu público.

O tom de voz deve ser construído estrategicamente considerando a imagem que a empresa pretende transmitir. Naturalmente, um escritório de advocacia terá um tom diferente do de uma rede de fast food, assim como a Disney tem um tom de voz diferente do JP Morgan.

O tom de voz é classificado em adjetivos, normalmente em uma escala de contrastes, que devem ser observados em toda produção de conteúdo. Onde sua empresa se encaixa?

Formal - Informal Sério - Divertido Respeitoso - Irreverente Profissional – Amigável Útil - Inspirador Conservador - Arrojado Autoridade - Acessível Maduro - Jovem Claro - Dinâmico Orgulhoso - Humilde Lúdico - Provocativo Realista - Otimista Objetivo - Lúdico Narrador - Conciso Clássico – Inovador