Avaliando os resultados dos três Pilares da Comunicação Interna

Canal

Pilares da Comunicação Interna

Por padrão a Plataforma SimplificaCI traz três importantes pilares para dimensionar cada conteúdo criado e distribuído aos colaboradores. O objetivo final é trabalhar a informação de forma equilibrada entre os três pilares, desta forma a Comunicação de sua empresa estará focada em Informar, Motivar e Conectar, entenda abaixo o que é cada um dos pilares:

Informar

O pilar INFORMAR significa um comunicado que possui um sentido único de passar um conteúdo para os colaboradores e que seja simples e rápido para compreender.

Alguns exemplos: Datas comemorativas; Manutenções e Problemas de Infraestrutura; Comunicados de Férias; Nota de Falecimento; Calendário de Compensação; Contratações e Desligamentos.

Motivar

O pilar MOTIVAR é percebido em todo comunicado que valoriza e reconhece a importância do colaborador como indivíduo e o quanto ele contribui para os resultados da empresa.

Alguns exemplos: Movimentações e Oportunidades de Carreira; Eventos Internos; Destaques; Rituais de Reconhecimento; Aniversariantes; Tempo de Casa; Agenda Social e Reconhecimento por Cooperação entre Equipes.

Conectar

O pilar CONECTAR é demonstrado através de comunicados que revelam o significado e a importância do colaborador nos negócios da empresa, reconhecendo-o como parte do todo e dar o sentimento de pertencimento ao grupo que atua.

Alguns exemplos: Notícias Sobre Clientes; Metas e Resultados Corporativos; Oportunidades de Carreira; Recordes de Produção e Novos Contratos; Novas Regras e Diretrizes; Planejamento Estratégico e demais Prioridades da Empresa.

Como fazer:

  • Mensalmente verifique o relatório IMC de seus comunicados
  • Identifique entre os comunicados mais visualizados qual pilar tem menos aderência
  • Procure entender os motivos de menor aderência a determinado comunicado:
    • Horário de envio
    • Tipo de conteúdo se é apenas texto, imagem, documento, vídeo ou gif animado
    • Tema do comunicado
    • Estética do material enviado
    • Público envolvido
  • Saber estes aspectos pode gerar insights de novas campanhas ou feedbacks importantes para rever o horário padrão de envio, recorrência, a estética e até o vocabulário e tom utilizados em cada mensagem

Determine uma periodicidade adequada para sua rotina de trabalho para analisar estes dados com frequência. Indicadores são importantes quando geram resultados diretamente em seu trabalho, seja criando novas campanhas ou adaptando seu planejamento. 👍

Campanha

Aumente o engajamento dos colaboradores criando campanhas específicas para os menos ativos

As métricas de uso e acesso aos canais de Comunicação Interna diretos como e-mail, aplicativo mobile e desktop devem fazer parte da análise periódica do responsável pela comunicação com os empregados na empresa.

É por meio dos indicadores que você poderá identificar qual canal faz mais sentido para a cultura da sua empresa, qual período mais adequado para enviar determinados conteúdos e que tipo de mensagens têm mais engajamento.

O que fazer:

  • Verifique quem são os colaboradores menos ativos nos canais diretos.
  • Crie grupos dinâmicos para reforçar o download do Simplifica Mobile com os colaboradores que ainda não fizeram seu download ou a ativação do app.
  • Segmente os conteúdos por cada canal.
  • Determine os conteúdos exclusivos que cada canal terá. A exclusividade atrai a atenção e fideliza o uso em canais diferenciados.
  • Reforce com a liderança a importância de acompanharem as mensagens enviadas nos canais de Comunicação Interna.
  • Prepare uma agenda de conteúdos relevantes a serem distribuídos nos canais.
  • Habilite os comentários nos comunicados enviados via mobile e desktop. A comunicação interna é uma via de mão dupla e a interação estreita ainda mais essa relação.

Ao planejar uma campanha para fortalecer os uso dos canais com colaboradores menos ativos lembre-se de acompanhar esses passos e revisite, sempre que preciso, os indicadores de acesso nos canais que utiliza na sua empresa. 😉