Como implementar um Programa de Qualidade de Vida
Ideia
Programa de Qualidade de Vida
Recentemente as organizações têm percebido um crescimento elevado de doenças ocupacionais trazendo graves prejuízos para as empresas e também os empregados. Entre as doenças mais comuns estão depressão, problemas na coluna, doenças cardíacas, sedentarismo, entre outras. Tudo isso reduz a produtividade, aumenta o absenteísmo e contribuí para um turn over maior.
O Programa de Qualidade de Viva (QVT) tem como objetivo principal a satisfação dos empregados, o bem-estar e saúde no ambiente organizacional. O programa reúne diversas técnicas e atividades que promovem condições melhores de trabalho. Desta forma as organizações passam a ser mais humanizadas.
Antes de implementar um Programa de Qualidade de Vida certifique-se de avaliar alguns fatores:
- Cultura organizacional
- Histórico de participação dos empregados e dos líderes nas ações da empresa
- Política de gestão de pessoas como por exemplo plano de cargos e salários, plano de carreira, benefícios disponibilizados
- Infraestrutura do local de trabalho: que oferece ambiente, maquinário, ferramentas e equipamentos adequados para as atividades realizadas
- Canais de comunicação interna disponíveis para realizar as ações
Etapas da implementação do Programa de Qualidade de Vida
- Sensibilização: é fundamental que a liderança esteja comprometida e apoie a proposta junto dos responsáveis e patrocinadores internos do programa.
- Planejamento: neste etapa você deve definir a equipe responsável, o cronograma inicial e as ferramentas internas disponíveis para dar início ao QVT
- Diagnóstico: é o momento de levantar todas as informações com a equipe de gestão de pessoas e aplicar uma breve pesquisa com os empregados sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho
- Execução: feito o levantamento e análise destes dados é o momento de definir as prioridades do programa e criar um cronograma de ações e decisões a serem tomadas. O diagnóstico poderá apontar para questões relacionadas às condições estruturais do ambiente de trabalho como mobiliário, ventilação, iluminação, ruídos ou até práticas do dia-a-dia como respeito entre os colegas. Defina as metas e vincule as metas ao cronograma de ações a serem executadas.
- Acompanhamento de resultados: periodicamente acompanhe os resultados obtidos com as atividades realizadas versus o objetivo inicial definido. Nesta etapa será possível identificar possíveis ajustes de rota, insigths para novos projetos de Qualidade de Vida e até identificar que o problema inicialmente identificado já foi resolvido. Lembre-se de divulgar os resultados para os apoiadores iniciais e apresentá-los para todos os colaboradores.
É fundamental que a etapa do diagnóstico seja revisitada com frequência. Ao longo das ações realizadas é possível verificar novos desafios e as prioridades deverão ser redefinidas.