Outubro Rosa - Toque que cura

Campanha


Outubro Rosa - Toque que Cura

No mês de outubro mundialmente é feita uma campanha de conscientização para controle do câncer de mama, uma das principais causas de morte nas mulheres. A campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença na população.

O que fazer:

Planeje-se com antecedência para que durante todo o mês de outubro a empresa esteja ambientada e o conteúdo principal a ser abordado seja a Campanha Outubro Rosa.

  • Organize uma grande palestra de conscientização para todos colaboradores da empresa. Para empresas com grande volume de colaboradores divida em turmas ou em turnos.

  • Roda de sensibilização com todas as mulheres.

  • Inclua o tema no DDS (Diálogo Diário de Segurança) durante o mês de outubro com as estatísticas e métodos de prevenção. https://www.inca.gov.br/ neste link você encontra conteúdo de qualidade e atualizado para abordar nos DDSs.

Ambientação:

Aproveitar os espaços físicos da empresa impactam visualmente e alertam os colaboradores de que há algo importante acontecendo na empresa. Campanhas como essas podem e merecem tal destaque, veja abaixo algumas dicas de como trazer esse impacto visual:

  • Ilumine a faixada do prédio de sua empresa com as cores rosa.

  • Espalhe banners e faixas alusivas ao tema pelos espaços abertos da empresa tais como portaria, estacionamento e entrada de veículos.

  • Pendure bexigas rosas nas áreas comuns como recepção, catracas, refeitórios, catracas, áreas de descanso, corredores, hall de espera e ambulatórios.

  • Decore com centros de mesa cor de rosas ou flores as mesas do restaurante, balcão de ambulatório, recepção e salas de reuniões.

  • Distribua laços para todos os colaboradores utilizarem no uniforme durante todo o mês.

Cuidando da família toda:

Além de envolver as mulheres que trabalham na sua empresa, envolva a família de seus empregados e as convide para visitarem a empresa para receberem orientações médicas e até realização do exame preventivo. Avós, irmãs, mães, sobrinhas, primas, enteadas, esposas e filhas. O importante é garantir que os empregados estejam envolvidos e contribuam para atrair o maior volume de participantes possível. Por se tratar de um público que não trabalha na empresa, mas que também faz parte do público interno, o local e horário da ação devem ser acessíveis, pense nisso antes de iniciar a campanha.

Hospital de Câncer de várias cidades e alguns ambulatórios municipais se disponibilizam, durante o mês de outubro, a visitar diversos locais para exames itinerantes. Veja se na sua região há iniciativas semelhantes para incluir em sua campanha. Além de conscientizar, sua empresa também contribuirá com a prevenção efetivamente.

Canal


Conscientização por meio da informação

Não possui verba para investir em ambientação e contratação de palestrantes sobre o tema? Tudo bem, mas não deixe este tema passar em branco. Aproveite os canais de comunicação interna disponíveis para abordar o tema de forma mais aprofundada.

O que fazer:

Simplifica Mobile:

Crie grupos específicos com as mulheres e disponibilize semanalmente conteúdo sobre o Câncer de Mama, a importância da prevenção e compartilhe ações planejadas pela Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.

Ao final de cada semana crie quiz com perguntas e curiosidades e envie no aplicativo mobile das colaboradoras para testar seus conhecimentos e reforçar o conteúdo repassado anteriormente.

Simplifica TV:

Prepare templates com conteúdos específicos sobre o tema durante o mês de outubro. Aproveite a agenda de ações a serem realizadas pelas instituições em sua cidade e região e compartilhe o calendário de atividades e exames itinerantes para todos os colaboradores.

Ideia


Árvore da Vida

Uma ação inovadora e sensível, a árvore da vida transforma a ação do mês Outubro Rosa em algo simbólico e marcante.

Como é:

Crie uma campanha de doação de lenços entre todos os colaboradores. Em árvore francesa, galhos secos ou uma árvore adesivada na parede, monte ganchos para pendurar os laços doados pelos empregados. Os laços recebidos deverão ser doados a instituição e grupos de apoio às mulheres com câncer de mama. Procure em sua cidade entidades parceiras para propor a ação e com um simples gesto dê cor e vida a alguém que luta contra o câncer.

image

Promova um desfile de moda com as modelos que receberão os laços para a cabeça. É uma ação sensível e simples, mas que traz o sorriso de volta às mulheres num momento de dor.