Comunicação de Liderança - Principal estratégia de comunicação entre as equipes
Liderança
Cinco caminhos para o sucesso da comunicação face a face
Luiz André Rico Vicente, ex-presidente da Gerdau Açominas, afirma que:
Lidera melhor e supera as dificuldades com mais presteza o gestor que faz a informação girar mais rápido para um contingente maior de pessoas que irão propagá-la.
Mas antes que os gestores sejam lançados aos corredores para disseminar as informações é importante incluir as competências de comunicação no processo de formação e treinamento dos líderes de sua empresa.
Competências de comunicação:
- Saber se relacionar com pessoas
- Ter habilidades para apurar, repassar e receber informações de sua equipe
- Ser imparcial em momentos de dificuldade
- Ter resiliência em situações de crise
- Ter empatia com seus liderados
Empresas com uma liderança mais próxima de sua equipe apresentam melhores resultados e demonstram maior capacidade e velocidade na resolução de problemas do dia-a-dia. A comunicação face a face requer proximidade entre os líderes e suas equipes e uma recorrência clara, ou seja, esses contatos com suas equipes devem fazer parte de uma rotina de relacionamento no trabalho. A comunicação interna, por meio do Liderança em Foco
abaixo irá munir suas lideranças de conteúdos relevantes a serem abordados com seu time. Mas antes entenda os 5 Caminhos para o sucesso da comunicação face a face:
5 Caminhos para o sucesso da comunicação face a face
- Der acesso à informação com transparência: o líder deve ter ciência das metas, objetivos, dificuldades e novidades planejadas. Desta forma ele estará preparado para possíveis questionamentos e também para antecipar crises no seu time.
- Exercer a empatia e justiça: o líder não deve favorecer o colaborador favorito e sempre deve manter-se imparcial e buscar ouvir e levar em consideração os anseios de sua equipe.
- Saber delegar: as tarefas e desafios que o time irá enfrentar devem ser distribuídas entre os empregados e saber organizar e delegar de forma justa e assertiva trarão melhores resultados e
- Saber negociar e direcionar sua equipe ao atingimento das metas estabelecidas pela empresa.
- Atuar como mentor de sua equipe e ajudar os empregados a atingirem seu melhor desempenho.
Canal
Liderança em foco
Crie um canal para envio direto de conteúdo específico para sua liderança abordar com suas equipes.
Pela plataforma SimplificaCI é possível criar grupos e disponibilizar conteúdo exclusivo para os canais de uso direto como Simplifica Mail, Mobile e Desktop.
Como fazer:
- Defina a periodicidade de envio de conteúdo exclusivo: 15 dias é um período adequado para que os gestores possam tratar dos temas importantes com toda sua equipe
- Separe em tópicos as mensagens que devem ser repassadas aos colaboradores
- Organize os tópicos em grandes temas como por exemplo: Segurança do Trabalho, Resultados, Desafios e Celebrações
- Ao final do comunicado reforce o passo a passo de como os líderes repassarão a informação aos colaboradores.
É fundamental deixar claro que os líderes não devem ler os tópicos ou distribuir o comunicados aos colaboradores. O envio de mensagens exclusivas aos líderes tem como objetivo fortalecer a comunicação do líder entre as equipes, ou seja, ele deve durante as reuniões e encontros formais abordar os temas enviados pelo canal direto da Comunicação "Liderança em Foco".