Experiência do empregado

Ideias

Entrevista da Experiência do Empregado

Descubra o que faz um colaborador ficar e o que pode levá-lo a sair da empresa

Muitos colaboradores são apaixonados pelo seu trabalho e isso pode ajudar os líderes e as equipes de RH a entenderem melhor o que os motiva e permite que a empresa aprenda o que pode ser feito para melhorar a experiência do colaborador durante toda sua jornada dentro da organização até sua saída da empresa.

O que fazer:

Realizar entrevistas com os colaboradores para levantar novos aprendizados em diversos assuntos durante a jornada dele na organização.

O objetivo da Entrevista com a Experiência do Empregado é descobrir o que faz com que os seus colaboradores permaneçam e descobrir o que pode fazê-los a tomar a decisão de sair da empresa. Você pode usar essas informações valiosas de muitas formas, principalmente em seus esforços de novas campanhas para esclarecer alguns procedimentos, reforçar determinados benefícios e alinhar valores e expectativas. Além disso, essa informação será fundamental para treinar e auxiliar seus funcionários em seu desenvolvimento e crescimento junto às equipes de RH e também com as lideranças.

A comunicação em parceria com o Recursos Humanos, pode executar a Entrevista de Experiência do Empregado com funcionários em diferentes estágios do ciclo de vida na empresa - logo após o fim do período de experiência, alguns meses após a sua integração, após uma mudança ou transferência recente e depois de estar na empresa por 2,5 e até 10 anos. Além disso, não espere que o empregado demonstre a falta de motivação para realizar essa entrevista, tenha pró-atividade e tenha essa conversa quando tudo estiver bem também é extremamente valioso.

Essas entrevistas também podem fornecer ótimas informações sobre o que faz dos seus colaboradores verdadeiros embaixadores da marca. Certifique-se de compartilhar seus aprendizados com as equipes de Comunicação, RH e com as lideranças para que todos possam continuar fazendo as entrevistas (e começar a promovê-las!). O mesmo vale para comentários menos positivos que você pode coletar; lembre-se de refletir sobre isso e ver o que pode ser adaptado e melhor trabalhado nos conteúdos da Comunicação Com os Empregados.

Como fazer:

  • Defina o perfil de colaboradores que pretende entrevistar
  • Determine uma agenda de entrevistas
  • Agende uma reunião individual em uma sala privada com o colaborador selecionado
  • Faça anotações durante toda a entrevista e faça perguntas específicas para saber mais sobre o porquê do colaborador permanecer na empresa e o que poderia levá-lo a procurar em outro lugar para trabalhar
  • Certifique-se de repetir essa discussão ocasionalmente para acompanhar o que foi discutido durante a entrevista inicial. Por exemplo, você poderia fazer esse acompanhamento em uma reunião individual.

Canal

Aprimore seus canais de comunicação durante a experiência do empregado

Apresente os canais de comunicação e as formas do colaborador buscar informação dentro da empresa

É muito comum durante os primeiros dias de trabalho o colaborador receber muitas informações relevantes da empresa como por exemplo: acesso aos sistemas, regras de segurança, obrigações e responsabilidades de sua nova rotina de trabalho. Neste turbilhão de novas informações e adaptação ao novo, cada detalhe é muito importante.

Entre os rituais organizacionais, a integração é o mais importante para alinhar expectativas e demonstrar, em pequenas doses, como é o clima e a dinâmica de trabalho na empresa. É a primeira impressão que os líderes, colegas e toda a empresa deixam aos novos empregados.

E para que a acolhida seja avaliada positivamente pelo novo colaborador é fundamental que na Integração as informações essenciais para a sobrevivência na empresa estejam disponíveis e de fácil acesso quando ele precisar, por exemplo horário de almoço, as formas de solicitar apoio para reparos de equipamentos, contatos de emergência e informações salariais e de benefícios. Este tipo de informação pode estar em um manual de integração e não necessariamente estar em destaque neste primeiro encontro.

O que fazer?

  • Garanta que a Comunicação Interna esteja contemplada no conteúdo a ser apresentado na Integração
  • Prepare um slide, material impresso ou apresentação informal sobre a importância da Comunicação
  • Apresente os canais disponíveis e como cada colaborador encontra informações ou deixa sugestões e comentários

Trilha de integração

  • Crie conteúdos específicos para enviar aos novos colaboradores via e-mail, Simplifica Mobile e desk
  • Envie as informações ao longo dos três meses de experiência do novo empregado
  • Defina recorrência com dia da semana e horário pré-determinados para disponibilizar cada conteúdo nos canais (Simplifica Mail, Mobile e Desk)
  • Liste os conteúdos mais relevantes para garantir uma boa integração e uma experiência do empregado mais transparente, abaixo algumas dicas de conteúdos para serem distribuídos:
    • Missão, visão e valores
    • Manual de Conduta e/ou Código de Ética
    • Planos e metas da empresa
    • Política de benefícios
    • Calendário de feriados e/ou compensação
    • Regra de uso dos sistemas e internet
    • Canais de denúncia e ouvidoria
    • Cardápio da semana
    • Treinamentos disponíveis
    • Agenda de eventos internos

BEM-VINDO:

Mande um comunicado geral dando boas-vindas aos novos colaboradores com foto, nome e cargo que vai ocupar e divulgue na TV da Empresa quem são os novos colegas a todos.